Planejamento de processo

(Roteamento Automático de Fabricação)

 


Planejamento do Roteamento do Processo :

Planejamento global dos processos de fabricação de uma peça. Tem por objetivo definir o conteúdo e a sequência de operações do plano de processo.


Figura 1: Ilustração dos tipos de superfície que compõem a peça


A figura acima mostra um desenho de uma peça mecânica. Esta peça é formada por várias superfícies que podem ser classificadas por:


De acordo com a definição do tipo de superfície é definido os processos de usinagem a serem utilizados. Por exemplo, se a superfície é cilíndrica externa, provavelmente, o torneamento será selecionado, ao passo que se a superfície for classificada como plana, é impossível usiná-la através do torneamento. Para estas superfícies, geralmente é utilizado o processo de fresamento.

</COMMENT> </XMP>

Este programa tem por finalidade gerar o roteamento de fabricação de uma peça por meio da análise dos valores de tolerancia (em IT) e da rugosidade da superfície usinada.

 

O que são as superfícies críticas ?

Superfícies críticas são partes da peça que normalmente estão em contato com as superfícies de outros componentes ou elementos de máquinas. Esta identificação é necessária para uma boa utilização do programa